quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Adoro esse texto

 Acho que os corajosos e os lúcidos deveriam rezar assim: Senhor, protege-me das prisões do comodismo, da plenitude e da estagnação. Dá-me coragem, loucura e tesão para viver sem medo de mim e dos meus sonhos. Dá-me asas e ventos, insônias e angústias, inquietações e algum sofrimento, para que possa dizer sim à VIDA.
Coragem é a maior das virtudes. É preciso muita coragem para se viver perigosamente, principalmente quando o perigo está na acomodação e na segurança. Sim, existe grande risco para a alma quando nos sentimos aprisionados por nossas conquistas, nosso cotidiano tão bem organizado, nossos "scripts engessados". É como olhar o oceano por uma pequena janela, ver apenas uma nesga do horizonte, e acreditar que a imensidão está dentro das paredes e não explodindo fora delas. É como traçar voos dentro de gaiolas luxuosas, e tentar se convencer de que o brilho das coisas tangíveis é mais bonito que o das estrelas ermas no céu
Se, por um lado, queremos tranquilidade, proteção e prosperidade, por outro, queremos plenitude, renovação e vertigem. Somos híbridos, feitos de muitas matérias e vocações: parte, como os minerais e vegetais, que se confundem com a terra e nos fazem assentar, e outra parte, como os sonhos e os deuses, que nos arrancam das nossas vidas previsíveis e nos elevam. Somos alternância entre escassez e abundância, lacuna e transbordamento, assentamento e desassossego. Somos inconstantes, graças à vida!

Hilda Lucas